15 filmes que irão tocar sua alma

Uma das maiores dádivas do cinema é a capacidade de traduzir a beleza e a complexidade dos dramas humanos através de enredos que nos tocam a alma, nos ajudam a refletir e nos inundam os sentidos, trazendo à tona emoções que podem ter ação catalisadora em nossas vidas.


Separamos para vocês alguns filmes que nos tocaram e emocionaram nos últimos anos. É claro que a lista não está completa, pois são muitas tramas que nos evocam os mais diferentes sentimentos. Então fica o espaço para que vocês também possam contribuir e acrescentar nos comentários os filmes que também tocaram profundamente suas almas!


1. Sabor da vida



Se fosse preciso definir Sabor da Vida com uma única palavra, esta seria delicadeza. É com esta poderosa arma, capaz de derrubar o mais sisudo espectador, que a diretora Naomi Kawase aborda temas tão importantes quanto preconceito e respeito, sem jamais deixar de lado a cultura e a história japonesa.


2. Nenhum a menos



Quando o professor da escola primária de uma pequena aldeia rural em Shuiquan tem que se afastar do trabalho por um mês, a única pessoa que pode substituí-lo é Wei (Wei Minzhi), uma tímida jovem de 13 anos sem experiência alguma na arte de lecionar. Ela recebe a restrita ordem de que deve manter todos os alunos na escola e não deixar nenhum partir. Teimosa, ela fará de tudo para cumprir o plano, algo prova ser mais difícil do que parece quando o pequeno Zhang (Zhang Huike) é obrigado a deixar a aldeia e ir para cidade a fim de arrumar um trabalho. Contando com o apoio de seus alunos, a determinada professora vai a pé atras de seu aluno perdido e não vai desistir até trazê-lo de volta.


3. A voz do coração



Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.


4. Philomena