Consultas de Psicologia Clínica / Psicoterapia

A psicoterapia é um processo que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita uma transformação e ampliação da consciência do paciente acerca de sua vida e das questões para as quais necessita encontrar respostas, por meio de um exame sistemático da vida interna do paciente.

 

Todos os detalhes são acertados entre o psicoterapeuta e o paciente no início do tratamento. Além da escuta ativa o profissional pode recorrer à diferentes técnicas como uso de recursos expressivos, abordagem corporal, análise de sonhos, técnicas de visualização e imaginação ativa, entre outras.

 

A quem se destina: Jovens, adultos e idosos.

Consultas de Psicologia Clínica / Psicoterapia domiciliar ou no leito

O atendimento psicológico domiciliar (home care) ou no leito (hospital) é destinado aos pacientes cujo estado de saúde impossibilite sua ida ao consultório (dificuldades de locomoção, pacientes acamados, por exemplo), mas que se necessitam de atendimento psicológico.

O atendimento ocorre após uma avaliação inicial onde são verificadas a necessidade de atendimento do paciente, bem como de possíveis orientações aos familiares e/ou cuidadores. pós um psicodiagnóstico situacional, poderá ser proposta uma psicoterapia ao paciente e/ou para familiares e cuidadores.

O dia/hora e periodicidade dos atendimentos é acordada entre a psicóloga, o paciente e se necessário, com os familiares. O tempo de duração das sessões costuma ser de 1H, mas pode variar dependendo das condições clínicas do paciente.

 

A quem se destina: jovens, adultos e idosos hospitalizados ou que tenham dificuldade de locomoção devido a uma condição clínica limitante. Familiares e cuidadores de paciente hospitalizados ou em situação de cuidados domiciliários (home care).

Supervisão Clínica para Psicólogos

A supervisão clínica para Psicólogos é um processo fundamental para quem quer manter a qualidade do trabalho que realiza. Trata-se de um processo formal que auxilia na aprendizagem da praxis da psicoterapia, na formação do pensamento e olhar clínico, no desvelar de “pontos cegos” e dos aspectos transferenciais e contransferenciais existentes na relação e na busca por ferramentas e estratégias de intervenção pautadas na ética e na ciência.

 

O compartilhar com um profissional mais experiente, individualmente ou com um grupo de pessoas tem a função de diminuir a solidão profissional, de reciclar seus conhecimentos teóricos e práticos e diminuir a carga psíquica existente no trabalho.

 

A que se destina: Psicólogos Clínicos que atuam ou possuem interesse em atuar com a Abordagem Junguiana.

 

A supervisão pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Para mais informações entre em contato.

Grupos de estudos em Psicologia Analítica

Oferecido sob demanda, os grupos de estudo podem envolver temas como: teoria junguiana, o corpo no contexto psicoterápico, calatonia e toques sutis, estudos de mitos e contos de fadas com base na psicologia analítica, psicossomática e abordagem junguiana, análise de sonhos.

 

São destinados a estudantes de psicologia e psicólogos que queiram conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre Psicologia Analítica.

Cursos, Palestras e Workshop

Desenvolvo palestras, workshop, cursos e mini-cursos sobre diversos temas relacionados a psicologia clínica e da saúde. O conteúdo é planejado e desenvolvido de acordo com a demanda específica da sua instituição ou grupo. Entre em contato para mais informações.

 

Exemplos de temas: cuidando do cuidador familiares e/ou profissional, a vulnerabilidade do profissional da saúde, Síndrome de Burnout em profissionais da saúde, estresse do cuidador, o luto do profissional da saúde, aspectos psicológicos do adoecimento, aspectos psicológicos e envelhecimento, entre outros.

Público: Clínicas, Hospitais, Lares de idosos, Cursos de formação para cuidadores, entre outros

​© 2019 by Marcela Alice Bianco