11 filmes sobre as marcas de quem sofreu abuso físico e/ou psicológico desde a infância.

Esta é uma lista que, definitivamente, não gostaria de fazer dado a brutalidade e tristeza deste tema que nos toca profundamente a alma. Os abusos e violências físicas e/ou psicológicas contra meninas, meninos, homens ou mulheres, contidos nestes filmes nos levam a refletir como esses traumas podem ser devastadores para a personalidade do abusado. Muitos deles são baseados em fatos reais e outros revelam com muita veracidade a realidade de quem já passou por uma situação de violência sexual e psicológica. Os caminhos encontrados pelas vítimas são diversos, mas gostaria de frisar aqui a importância do suporte social que recebem, da ressignificação do amor e do desenvolvimento da resiliência como caminhos essenciais para a superação.


1- Preciosa

Sinopse: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. EUA, 2010.


2- Sobre meninos e lobos

Sinopse: Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre. EUA, Austrália, 2003.


3- Fita Branca

Sinopse: Em um vilarejo no norte da Alemanha (1913) vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário (Christian Friedel). O estranho acidente com o médico (Rainer Bock), cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral. França, Itália, Áustria, Alemanha, 2010.


4- Meninos não choram

Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.EUA, 2000.